
Qual é o papel dos Vereadores na construção de Floripa Modelo Participativo?
Fazer Floripa um Modelo Participativo para o Brasil é uma construção de todos e pode ser a grande resposta para como melhorar o sistema político brasileiro.
A parte dos Vereadores começou em 2018 quando acolheram o anseio da Sociedade, ora com 300 entidades mobilizadas, em participar escolhendo investimentos. Aprovaram a Lei 10.461/2018 por 19 votos favoráveis, marcando o início de um novo tempo.
Em 2019, após a Sociedade escolher R$ 13,8 milhões de reais em investimentos, os Vereadores aprovaram o então “Primeiro Orçamento Participativo da História da Cidade”.
Com o advento da pandemia sanitária a Sociedade optou por redestinar os investimentos de 2019 e 2020 para o combate à covid-19.
Agora em 2021 retomam os trabalhos, e por intermédio da Lei a Sociedade está escolhendo R$ 14,4 milhões de reais em investimentos para serem incluídos no orçamento municipal.
É hora chave, dos Vereadores mais uma vez estarem juntos com a Sociedade para aprovarem este orçamento participativo e acompanharem também sua execução em 2022 para que feche o ciclo e consolide Floripa em um Modelo Participativo a ser seguido pelo Brasil.
Que essa união de esforços entre os Vereadores, a Sociedade e todas as demais partes eleve os nossos ânimos e que possamos juntos desfrutar de um futuro muito melhor e mais próspero para todos!
Luiz César Costa
Presidente do Instituto Municípios Participativos
Commentaires