top of page

TRABALHO VOLUNTÁRIO FAZENDO DIFERENÇA


O trabalho voluntário é a vontade de fazer diferença, é se dedicar a algo ou a uma coisa, pequena ou grande, sem que se tenha a obrigação, apenas motivado pela vontade de fazer o bem, fazer diferença nas vidas das pessoas. O Voluntariado é uma maneira fantástica para a prática do bem e da solidariedade. Pode ser definido como um conjunto de ações caracterizadas exclusivamente pelo interesse social, sem qualquer pretensão de lucro. Seja por meio de trabalhos em associações de moradores, aulas para comunidades carentes, um tempo de conversa com idosos, cultivo em uma horta comunitária entre outras várias formas de voluntariado que existem.

O voluntariado é uma excelente forma de exercer a cidadania, já que o voluntário exerce um papel ativo na transformação da realidade. Além disso é uma das melhores maneiras de desenvolver as capacidades de comunicação, exercer a empatia e praticar valores essenciais para a cidadania. Ser voluntário é muito mais que oferecer uma parte de seu tempo, é muito mais que olhar para a necessidade do outro, muito mais que colocar o seu entendimento e experiência em benefício de um grupo, vai além das expectativas do ser humano e beneficia tanto quem doa como quem recebe.

O trabalho voluntário é uma das melhores formas que temos para nos conhecermos. Quando encontramos a realidade de outras pessoas, nos deparamos com novas perspectivas e novos desafios. Aos poucos, entendemos o que realmente queremos e quais são os nossos objetivos. No final quem mais ganha é o voluntário, fazendo novos amigos, o voluntário tem a chance de conhecer novas formas de se inspirar, colocando-se no lugar dos outros.

Por fim o trabalho voluntário observa questões urgentes da sociedade e se mostra como uma maneira de mudar a realidade, é altruísta, é bom, é a vontade de fazer o bem sem ver a quem.


Dany Novaes e GT Impulsionador

63 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page